Mostrando postagens com marcador Reflexão. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexão. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um pouquinho de história: Isaac Newton (nascido 24.12.1642)

Pesquisa do blog Realidade em Foco. http://www.felipelemos.com/



Isaac Newton nasceu no dia do Natal de 1642 em Woolsthorpe, Inglaterra, mesmo ano da morte de Galileu Galilei (na verdade, pelo calendário atual já era 4 de janeiro de 1643 - Curiosamente, Isaac Newton nasceu menos de um ano apôs a morte de Galileu (que, por sua vez, nascera três dias antes da morte de Michelangelo, um dos maiores artistas do Renascimento). Teve saúde extremamente frágil nos primeiros meses de vida e cedo perdeu o pai, sendo criado pelos avós quando a mãe casou-se novamente. Consta que não se destacava muito nos estudos antes da adolescência e que adorava ficar inventando e construindo pequenos objetos, desde pipas até relógio solares e de água.


Um tio que trabalhava na Universidade de Cambridge percebeu suas tendências e conseguiu levá-lo para estudar nessa universidade. Durante os anos em que lá permaneceu, Newton não foi considerado excepcionalmente brilhante, mas, mesmo assim, desenvolveu um recurso matemático que ainda hoje leva seu nome: o binômio de Newton. (Com esse recurso, pode-se obter rapidamente as potências da soma de dois termos.)

Na época em que se formou, uma epidemia de peste assolava Londres, o que o fez retirar-se para a fazenda da mãe. Foi ali que fez sua observação mais famosa: viu uma maça cair de uma árvore. Esse fenômeno corriqueiro o levou a pensar que haveria uma força puxando a fruta para a Terra e que essa mesma força poderia também estar puxando a Lua, impedindo-a de escapar de sua órbita, espaço afora. (Só bem mais tarde, levando em conta os estudos de Galileu e Kepler, além de suas próprias experiências e cálculos, Newton formularia essa idéia no seguinte princípio: "A velocidade da queda é proporcional à força da gravidade, e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra".)


Essa teria sido a primeira vez em que se cogitava que uma mesma lei física (a atração dos corpos) pudesse se aplicar tanto a objetos terrestres quanto a corpos celestes. Até então, seguindo o raciocínio de Aristóteles, achava-se que esses dois mundos - Terra e céu - tivessem naturezas completamente diferentes, sendo cada um regido por um conjunto específico de leis. "Se enxerguei além dos outros, é por que estava no ombro de gigantes".

As experiências de Newton com a luz também possibilitaram descobertas surpreendentes. A mais conhecida delas foi conseguida quando deixou um pequeno feixe de luz do Sol penetrar numa sala escura e atravessar um prisma de vidro. Verificou que o feixe se abria ao sair do prisma, revelando ser constituído de luzes de diferentes cores, dispostas na mesma ordem em que aprecem no arco-íris. Para que essas cores não fossem acrescentadas pelo próprio vidro, Newton fez o feixe colorido passar por um segundo prisma. Como resultado, as cores voltaram a se juntar, provando que sua reunião formava outro feixe de luz branca, igual ao inicial.


O fenômeno da refração luminosa ocorria, de fato, sempre que a luz atravessava prismas ou lentes (de modo menos pronunciado), o que limitava a eficiência dos telescópios. Newton projetou então um telescópio refletor, no qual a concentração da luz, em vez de ser feita com uma lente, era obtida pela reflexão num espelho parabólico. Esse princípio é utilizado até hoje na maioria dos telescópios.


Disputas


Já conhecido por suas experiências ópticas, Newton retornou a Cambridge, onde se tornaria professor catedrático de Matemática ( um posto altíssimo), com apenas 27 anos. Mais tarde, foi eleito membro da Royal Society. Nesta sociedade de estudos científicos, passou a enfrentar a freqüente inimizade de Robert Hooke. Esse relacionamento belicoso era piorado pela extrema suscetibilidade de Newton às críticas. A maior contenda entre os dois (dentre as muitas ocorridas ao longo dos anos) dizia respeito à natureza da luz: Newton acreditava ser ela composta por partículas; já para Hooke, a luz era feita de ondas, tal como o som, (Essa disputa prosseguiria até muito depois da morte de ambos. Podemos hoje considerar, à luz dos conhecimentos mais avançados, que essa partida resultou, por assim dizer, num empate com dois vendedores: a luz tem uma natureza simultaneamente ondulatória e corpuscular.) Outra disputa, desta vez internacional, envolveu Newton e o matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz. Ambos criaram, independentemente - e, para complicar as coisas, quase ao mesmo tempo - o cálculo infinitesimal, com base nos estudos feitos pelo francês Pierre de Fermat.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Cobra e o Vagalume

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um vagalume que só vivia para brilhar. Ele fugia rápido com medo da feroz predadora e a cobra nem pensava em desistir. Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada...

No terceiro dia, já sem forças o vagalume parou e disse à cobra:


- Posso fazer três perguntas ?

- Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que vou te comer mesmo, pode perguntar...


- Pertenço a sua cadeia alimentar ?

- Não.

- Te fiz alguma coisa ?

- Não.

- Então por que você quer me comer ?

- PORQUE NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR...

sexta-feira, 1 de abril de 2011

#acomodado


Um gato preguiçoso vivia na casa de sua dona, comendo sua ração na hora que desejava,
dormindo quase o dia todo, e vez ou outra brincando com a bola de meia-calça que lhe haviam
dado.
Certo dia ele viu algo se mexer atrás da cortina amarela da sala, mas não deu atenção, "deve ser
o vento" pensou. E logo ouviu sua dona gritando e chamando pelo marido por causa de um rato. O
marido cansado de ver ratos pela casa e o gato dormindo no sofá, decidiu mandar o gato embora.
A dona, que gostava muito do felino, convenceu o marido a tomar uma decisão melhor: deixaram
o bichano sem comida por um mês, e os ratos todos sumiram.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Adotado por Deus



"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai."
Romanos 8:14-15


Nos tempos antigos Roma tinha um sistema chamado de Pátrio Poder, onde o pai exercica total poder e direitos sobre os seus filhos; não importava a idade o filho sempre seria submisso ao seu pai.

Bem diferente de hoje, onde a maioria a pessoa que completam dezoito anos se acha do próprio nariz, mas com esse tal de Patrio Poder em vigência tambem era muito comum a existência da adoção. Assim como hoje fala se muito em adoção naquela época também, mas cá entre nós era um meio de negócio, muamba, barganha, etc...

Mas quando uma pessoa era adotada quatro coisas acontecia:

* Perdia direito da familia antiga: O adotado pedia todos os direitos da antiga familia, herança, filiação.

* Recebia uma nova família: Apartir daquele momento a pessoa teria novos irmãos, novos pais e talvez um novo lar. O adotado podeira ter parte na herança de de sua nova família talves essa poderia ser uma das partes mais interessantes nesse tramite.

* O Adotado tinha uma nova vida: Todas a suas dividas, todas as coisa eram apagadas, deletas o passado não lhe pertencia mais.

* Filho legalmente: Perante a lei o adotado era um filho daquela nova famíla, não havia nada que podesse provar o contrário.

Tudo resume o que Deus fez por nós seres humanos. Quando nós entregamos a vida à Deus as mesmas coisas acontecem.

* Perdemos o direito da família antiga: A herança do pecado é a morte, mas agora aceitando o sacrifício de Cristo nossa herança é a vida eterna, temos direito ao reino que esta preparado desde a fundação do mundo.

* Recebemos uma nova família: Antes nossa família era o mundo, as pessoas do mundo, os assuntos e estilos de vidas eram mundanos. Após aceitar a Jesus tudo isso muda, recebemos uma nova família essa é a família de Deus.

* O ganhamos uma nova vida: Todos os nossos pecados passados foram crucificados com Cristo, esta agora no fundo do mar onde nem mesmo Deus se lembra deles.

* Filho legalmente: Perante a lei de Deus, ao plano da redenção e todo universo somos considerados filhos de Deus e co-herdeiros de Jesus Cristo.

sábado, 17 de julho de 2010

Elected Generation - Geração Eleita


Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” I Pedro 2:9

Durante essa semana em diversas igrejas adventistas da America do sul tivemos a semana de oração jovem com o tema “Eles foram geração esperança... e você?”

Foram citados diversos exemplos de personagens bíblicos que fizeram a diferença em suas épocas, diferenças essas apenas por um motivo; esses homens e mulheres do passado permitiram que Deus os usasse como um instrumento de pregação ao evangelho.

Pedro nos chama de Geração Eleita, talvez na época dele ainda não existisse a frase Geração Esperança; só que o mais legal nisso é que quando ele diz Geração Eleita, ele esta dizendo que nós fomos escolhidos por Deus. Assim como presidente é escolhido pela nação, Deus nos escolhe.

Amigo, Deus já lhe escolhe como Geração Esperança, agora só falta você aceitar, Deus já votou em você agora só falta você decidir pertencer a Geração Esperança.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Quando Todos Ajudam


E disseram a Moisés: O povo traz muito mais do que é necessário para o serviço da obra que o Senhor ordenou que fizesse. Então Moisés deu uma ordem, e proclamou-se por todo o arraial: Nenhum homem, nem mulher, faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim o povo foi proibido de trazer mais” Êxodo 36: 5 e 6.

Depois do povo dos israelitas terem saído do Egito Deus se prontificou a esta no meio do povo, alem da nuvem durante o dia e da coluna de fogo à noite, Deus queria ir mais alem. Na verdade para salvar a humanidade Deus sempre foi mais alem.

O Senhor fez um trato com Moises, lá no auto do monte Sinai Deus mostrou para Moises o “Santuário celestial” e disse para Moises fazer exatamente como Ele havia lhe mostrado.


Ao voltar para o acampamento de Israel Moises então convocou todo o povo e transmitiu as ordens de Deus, o povo deveria trazer suas ofertas ao Senhor para com essas ofertas fosse construído o “Santuário terrestre”. Em muitas igrejas hoje em dia tem uma dificuldade tremenda quando seus lideres pedem ajuda ao povo, parece que ninguém se dispõe.


Mas com os Israelitas foi diferente, o povo começou a trazer as suas ofertas, ouro, prata, etc. foram trazidas tantas coisas que chegou um dado momento em que Moises pediu para pararem de trazer ofertas para construção do “santuário terrestre”. (Se estive no púlpito nesse momento pediria para igreja dar um amém bem forte).


Deus sempre trás á nós planos que estão ao nosso alcance, ele conhecem muito bem nossas limitações e sebe a capacidade que temos para lograr em nossos feitos.
Imagine você a situação desse povo, eles estavam no deserto marchando, eles tinham saído de um regime de escravidão, eu tenho plena certeza que aquele não era um povo rico, ali naquela multidão não tinha ninguém bem de vida, com um salário exorbitante, nadando num rio de dinheiro. Era um povo humilde marchando no deserto em busca da terra prometida.

O que na verdade aconteceu na construção do templo foi uma união de poucas coisas, cada pessoa foi trazendo um pouquinho do que possuía alguma pequena relíquia, uma pequena oferta. Era pouco, mas o pouco somado com de varias pessoas se tornou muito.


A prosperidade vem da união, na escola quando a professora pedi para alunos fazerem um trabalho escolar para ser feito em grupo, então um aluno faz todo trabalho e os outras “espertalhões” não fazem nada, fica um trabalho fraco e retrógado em conhecimento. Mas todo o grupo se envolve dividem o trabalho e então todos fazem um pouquinho tudo melhor.


Na família quando só a mãe cuida dos filhos ela se torna cansada, estressada e abatida, porem quando o pai também se envolve no cuidado dos filhos o lar se torna mais feliz.


Na empresa quando cada funcionário se envolve no trabalho a empresa cresce e conquista um rendimento melhor.


Na igreja quando todos ajudam com suas ofertas, todos fazem um pouquinho no trabalho missionário, todos cumprimentam as visitas, ajudam na reforma a igreja se torna uma igreja mais fervorosa.

A prosperidade vem da união, a velha frase diz “a união faz a força”, se os Israelitas não se unissem jamais teria construído a santuário terrestre, a união fez a diferença. A união pode fazer a diferença da sua escola, na sua casa, no seu trabalho e na sua igreja. Que Deus te abençoe



Inscrevanos:

Subscribe to My Odeo ChannelAdd to Googleaddtomyyahoo4Add to netvibesSubscribe in NewsGator OnlineSubscribe in podnova

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Em Primeiro Lugar

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33


Para acordar eu tenho uma estratégia, meu celular desperta duas vezes, a primeira vez 4:45 da manhã e a segunda vez ele desperta as 5:00 da manhã assim eu consigo acordar para fazer meu devocional e então sair para o trabalho.


Há alguns dias atrás eu acordei atrasado, quem me despertou não foi o meu celular e sim o celular da minha esposa, e para piorar a situação o horário de minha esposa acordar é 5:45 da manhã, ou seja, faltavam apenas 15 minutinhos para eu ir trabalhar.


Acordei naquela correria (alias eu sou um pouco lento quando acordo), fiz aquela famosa “oração relâmpago”, troquei minha roupa, escovei os dentes, e então sai em disparada rumo ao meu trabalho.


Só que esse dia não foi um dia comum, bom pelo menos eu achei, aconteceu tudo que é normal em um dia, mas lá no fundo dentro de mim estava um vazio, parecida que faltava um pedaço de mim. Eu acostumei todos os dias de manhã fazer meu ano bíblico, fazer minhas orações intercessórias, conversar com meu amigo Jesus, mas aquele dia não fiz nada disso.


Quando cheguei em minha casa, fui correndo direto à minha bíblia, Li, comi, mastiguei, como se fosse a única coisa que tinha a fazer na minha vida.


Nesse dia eu aprendi uma lição, não dá pra sair de casa sem primeiro ter um momento com Deus, Jesus disse para nós buscarmos “em primeiro lugar, o seu reino”.


Antes de sair de casa lembre-se fale com Deus, diga a Ele o que você vai fazer em sua saída, converse com ele assim: “Deus, agora eu estou saindo para comprar algumas coisas no mercado.” Ou então fale “Senhor Jesus, estou indo ali no centro pagar algumas contas e logo depois vou passar em algumas lojas para comprar algumas roupas”. Torne-se amigo intimo de Deus, faça com que a presença de Deus na sua vida seja algo constante e assim cada dia você necessitara mais de Deus.


Que Deus te abençoe.


Inscrevanos:

Subscribe to My Odeo ChannelAdd to Googleaddtomyyahoo4Add to netvibesSubscribe in NewsGator OnlineSubscribe in podnova

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O verdadeiro valor do um presente (1)

Comecei o ano de 2010 com novos desafios, e um deles é ajudar como professor na classe dos adolescentes. Adolescente é uma turminha especial, pois eles são elétricos como eu, acredito que durante esse ano vou aprender muito com essa galera animada.

A minha incumbência como professor é contar à história que irá dar um ponto reflexivo na lição da escola sabatina que é recapitula da por outro professor.

Semana passada a história foi fantástica veja a baixo.

-

Certa senhora muito idosa tinha três filhos, seus filhos decidiram cada um dar um presente para a mãe.

O mais velho quis então dar para sua mãe uma casa muito bonita e grande, era uma mansão na verdade.

O filho do meio resolveu dar para sua mãe um carro zero quilometro.

Por ultimo o filho mais novo e mais ousado deu para a sua mamãe um papagaio que sabia toda a bíblia de cor, era só dizer o verso bíblico que o papagaio recitava, é um ótimo presente pensou ele, já que mamãe esta quase cega.

Então ao receber todos os presentes a mãe começa a agradecer e aconselhar cada filho.

Disse ao mais velho: “Meu filho muito obrigado por essa casa é bonita, grande, mas infelizmente eu não gostei, estou muito velha não tenho forças suficiente para limpar essa casa”.

Disse ao filho do meio: “Meu filho onde estava com a cabeça ao comprar esse carro, estou muito velha para dirigir, não estou enxergando direito, não gostei desse presente“.

Depois ela falou com o mais novo: “Meu filho você sim, soube me dar um bom presente, você é o meu melhor filho que eu tenho, aquele frango que você me deu estava uma delicia.”

Em nossa vida sempre ganhamos presentes, só infelizmente não damos o “verdadeiro” valor a esses presentes, não notamos esses presente, às vezes ando pela rua vemos o sorriso de uma criança, o bom dia de uma senhora, a alegria de um trabalhador ao sair de casa, todas essas expressões são presentes que Deus nós, são exemplos vivos de que Deus ainda esta se importando com esse mundo e também tem nos presenteado a cada dia.


Inscrevanos:

Subscribe to My Odeo ChannelAdd to Googleaddtomyyahoo4Add to netvibesSubscribe in NewsGator OnlineSubscribe in podnova

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Imoralidade na Fronteira



Imoralidade na Fronteira

Essa na minha opinão foi a melhor lição desse trimestre principalmente para o jovens, vale a pena ouvir o Pastor Leandro Quadros

5/12/2009
Lições da Bíblia - Imoralidade na fronteira
Clique para ouvir on-line Faça o download do MP3

6/12/2009
Lições da Bíblia - Sedução
Clique para ouvir on-line Faça o download do MP3

7/12/2009
Lições da Bíblia - Atrás dos bastidores
Clique para ouvir on-line Faça o download do MP3

8/12/2009
Lições da Bíblia - Pecado e castigo
Clique para ouvir on-line Faça o download do MP3

9/12/2009
Lições da Bíblia - Pecado aberto
Clique para ouvir on-line Faça o download do MP3

10/12/2009
Lições da Bíblia - Destruição dos midianitas
Clique para ouvir on-line Faça o download do MP3

11/12/2009
Lições da Bíblia - Estudo adicional
Clique para ouvir on-line Faça o download do MP3

Fonte: www.novotempo.org.br

Inscrevanos:

Subscribe to My Odeo ChannelAdd to Googleaddtomyyahoo4Add to netvibesSubscribe in NewsGator OnlineSubscribe in podnova

Instagram